shutterstock_240864379

O envelhecimento faz parte da evolução biológica natural de todos os seres vivos. Tecnicamente, o envelhecimento corresponde ao conjunto de alterações fisiológicas de modo irreversível e inevitável, ocasionando a perda do equilíbrio interno do organismo. Estudos científicos demonstram que o envelhecimento inicia a partir dos 30 anos, quando o sistema nervoso central e hormonal chegam a sua plenitude.

Há vários fatores que influenciam o envelhecimento: intrínsecos e extrínsecos.Os fatores intrínsecos são genéticos. Os fatores extrínsecos correspondem exposição solar, alimentação, doenças sistêmicas, tabagismo etc. São esses últimos que podemos atuar e retardar o envelhecimento.

Apesar de não descobrirmos a fonte da juventude, a tecnologia médica disponível ajuda muito retardar esse processo.

A filosofia da clínica é proporcionar ao paciente todo o arsenal disponível para alcançar equilíbrio interno orgânico e psicológico e consequentemente melhorar a qualidade de vida e auto-estima. Assim há orientação de nutrição, uso de vitaminas e anti-oxidantes, tratamentos cosméticos, estéticos e cirúrgicos voltados as terapias de anti-envelhecimento.

Alimentação

Alimentação equilibrada e controle de peso são importantes para a saúde do corpo e da pele. O conhecido “efeito sanfona” ocasiona flacidez e excesso de pele, que pode ser corrigido com a cirurgia plástica.

Exposição ao sol

Os raios ultravioletas podem causar a longo prazo manchas, envelhecimento da área exposta e câncer de pele. A proteção solar deve ser adequado ao tipo de pele e foto tipo(pele clara ou morena), ao tempo de exposição.

Exercícios

Incluir exercícios físicos na nossa rotina auxiliam ao bem estar do corpo e da mente. Ajudam a perder ou manter peso e diminuem estresse.

Tratamentos cosméticos  – Acesse e saiba mais 

Cirurgia plástica –  Acesse e saiba mais

 Vitaminas

Ainda há muita discussão sobre a suplementação vitamínica. A meu ver, as vitaminas são substâncias que ajudam no bom funcionamento das reações químicas do organismo.   Mesmo com alimentação natural, os alimentos demoram a chegar à mesa, consequentemente há oxidação dessas vitaminas e oligoelementos.