shutterstock_130281278

FILTRO SOLAR

O sol é uma importante fonte de energia e para nós humanos ajuda a produção de vitamina D. Porém, a exposição inadequada causa envelhecimento precoce e a longo prazo chance maior de desenvolver câncer de pele.

Há várias maneiras de não sofrermos essas alterações, desde a não exposição até o uso de roupas e uso de filtros solares.

A história mostra que os filtros solares surgiram no período da segunda  guerra mundial, para proteger os combatentes de queimaduras solares. Um farmacêutico, Benjamin Greene, formulou em sua casa um derivado vermelho de petróleo ( red vet pet). Esse tipo de vaselina foi aplicado em seu couro cabeludo e mostrou-se filtro fraco, mas era o começo da sua formulação.

Os filtros solares podem ser físicos ou químicos. Os filtros físicos ou inorgânicos, são partículas de metal que refletem os raios ultravioletas, por exemplo dióxido de titânio, dióxido de zinco.

Já os protetores químicos ou orgânicos agem por reação química na pele e competem com as células do corpo para absorver os raios ultravioletas. Exemplo clássico á a substância para amino benzeno(PABA).