shutterstock_278786027

NUTRACÊUTICOS

Já foi discutido nos capítulos precedentes sobre a ação do meio externo e interno na pele.Ao longo dos anos, a pele sofre, continuamente, estresse químico, físico, resultando em perda de nutrientes e   oligoelementos que diminuem a capacidade de função e regeneração tissular.

É de conhecimento global, que o uso de protetores solares, substâncias anti oxidantes, anti-aging em formulações magistrais auxiliam a manutenção das características da pele. Além disso, alimentação balanceada, ingestão de água também são fundamentais. Porém, ainda há mais a ser feito.

Há alguns anos, começa a despontar no mercado o conceito de alimentos funcionais e nutracêuticos. Embora em muitos países, esses dois termos são iguais, no Brasil há regulamentação diferenciada.

Nutracêuticos são componentes de alimentos e/ou substâncias que melhoram as funções de diversos órgãos e podem ser consumidos através de cápsulas, gotas, líquidos e formulações.A vantagem da ingestão oral é a oferta do metabólito ativo na pele e em vários órgãos, o fornecimento contínuo pela circulação sanguínea e a distribuição em todas as camadas da pele( subcutâneo, derme e epiderme).(Richelle,M;Sabatier M;et als.Skin bioavaliabilility of dietary vitamin E,carotenoids,polyphenols,vitamin C, zinc and selenium.Br J Nutr 2006,96(2):227-38.) (Biesalsky,HK,Tinz,J. Nutritargeting.Adv Food Nutr Res. 2008;54:179-217.)